A placa cimentícia é uma peça fabricada com cimento, fio sintético, celulose e aditivos. O uso desse material se assemelha ao do drywall, ou seja, para construção de paredes e como revestimento.
Porém, suas características são bem diferentes, tanto na estética quanto no peso e resistência dos materiais. E essa estrutura diferenciada é o que vem aumentando a procura por esse material.
Assim, cada dia que passa novas funcionalidades são acrescentadas para essas placas. Elas são mais comumente utilizadas em áreas externas, mas hoje fazem parte de projetos de todos os tipos.
As suas vantagens são muitas, como, por exemplo, a aplicação mais simples, agilidade na obra e durabilidade do material. Isso sem falar no efeito diferenciado que ele confere ao ambiente, independente da decoração do espaço.
Onde a placa cimentícia pode ser usada?
Seu principal uso é no revestimento de paredes internas e externas. Além disso, a placa cimentícia pode ser usada como piso, também.
Na parte interna ela é utilizada para completar a decoração industrial e moderna. Seu aspecto rústico traz vida para o ambiente e compõe grandes paredes.
Na área externa, a alta resistência da chapa cimentícia torna esse material a melhor opção. Isso porque ele pode ser usado em toda a casa como revestimento e ainda protege a construção.
Alguns projetos usam esse tipo de produto até mesmo na fabricação de mesas pequenas, como as de lanchonetes.
O uso das placas cimentícias como piso é inovador e muito vantajoso. Para começar, a instalação desse material é muito mais simples, assim como a obra é considerada limpa.
Além disso, temos a qualidade da placa cimentícia, que é ideal para cozinhas, banheiros e áreas, onde o contato com água é maior. O tamanho das placas facilita a sua instalação e torna o processo bem mais rápido.
Como instalar placa cimentícia?
O primeiro passo da instalação da placa cimentícia como piso é aplicar uma camada de argamassa em todo o chão. Também é preciso aplicar uma camada de massa na parte inferior de cada placa.
Agora é o momento de fazer o lixamento para que a espessura não seja superior a 4 mm. Depois as placas devem ser instaladas com a ajuda de um martelo de borracha para não danificar a peça.
Somente três dias após a instalação é que o rejunte pode ser aplicado. Para aplicar a camada de resina, é preciso aguardar o prazo de 21 dias. Essa resina é usada para proteger a superfície da placa.
Além da resina, você pode também aplicar ceras específicas para esse material. Esses produtos ajudam a manter as características da placa cimentícia e também oferecem melhor acabamento.
Onde comprar placa cimentícia?
A placa cimentícia para piso é a mesma utilizada para qualquer outro tipo de projeto. Ainda assim, o ideal é procurar uma empresa com credibilidade no mercado para garantir a qualidade do material.
A Gesso Marília comercializa todo o material necessário para a aplicação das placas e demais ferramentas.
Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre essa alternativa para seu piso.