A sanca de gesso é um tipo de acabamento que vem sendo utilizado há alguns anos. Isso porque essa é uma peça neutra e atemporal. Ou seja, ela não se torna ultrapassada com o passar do tempo.
Sua forma e estilo combinam com qualquer tipo de decoração, desde industrial até os mais clássicos. Assim, você pode mudar todo o ambiente sem precisar alterar o acabamento das paredes.
Outra vantagem é que a sanca feita de gesso ajuda a cobrir imperfeições na parede e no teto, criando um efeito mais sofisticado. E ainda tem a possibilidade de usar essas peças para criar novos pontos de iluminação sem precisar quebrar toda a parede.
Mas para que essas vantagens da sanca de gesso sejam aproveitadas, é necessário saber fazer a sua instalação. O processo não é muito complexo, porém é preciso ter delicadeza e paciência.
Como colocar sanca de gesso?
Para colocar a sanca de gesso você vai precisar de peças de sanca em quantidade que atenda todo o ambiente e também de gesso cola. Esse tipo de gesso possui uma propriedade que firma a sanca na parede de maneira que ela fica fixa e sem risco de cair.
Comece misturando o gesso cola com um pouco de água. Siga a proporção indicada pelo fabricante do gesso. A textura deve ser como de pomada. Seguindo as orientações corretamente, você chegará a essa consistência.
Depois, aplique essa mistura nas duas pontas da parte interna da sanca e logo na sequência fixe-a no local desejado. Aqui será criado um ângulo onde a sanca vai ser fixada uma parte no teto e a outra na parede.
Segure a peça no local pressionando levemente por alguns segundos. Quando sentir que está firme, pode soltar e repetir o processo com as outras sancas.
Não se preocupe com pequenas imperfeições. Esses detalhes serão corrigidos na parte de acabamento, que vamos te mostrar a seguir.
Como fazer um acabamento perfeito em sanca de gesso
Depois que a sanca de gesso estiver aplicada você vai reparar que várias imperfeições surgem ao longo de toda a peça. Normalmente são manchas de cor, pequenos buracos sem massa e também a marca das emendas.
A melhor maneira de corrigir isso é com massa corrida e um pouco de água. A proporção será de acordo com a necessidade. O ideal é que essa mistura tenha a consistência de pasta.
Com um pincel, aplique essa pasta em toda a extensão da sanca em gesso e aguarde alguns minutos para secar. Depois de seca, veja se ainda há imperfeições. Se houver, aplique uma nova camada.
Para retirar qualquer excesso de gesso e nivelar toda a sancae as emendas, passe uma lixa fina levemente em toda a peça.
Finalize com duas demãos de tinta para igualar a cor e pronto! Sua sanca em gesso está finalizada.
Onde comprar os materiais para sanca de gesso?
Como você viu, fazer o acabamento em sanca de gesso não é tão complicado, mas o resultado pode ser influenciado pelo tipo de material usado.
Então, escolha uma empresa de credibilidade, que trabalhe com produtos de alta qualidade.
A Gesso Marília oferece o que há de melhor no mercado e com entrega em todo o Brasil!